Imagina fazer aquele jantar romântico para seu marido, esposa, namorado ou namorada com essa iguaria afrodisíaca, isso mesmo a Ostra é considerada um dos alimentos mais afrodisíacos que existem.

 

Não sabemos se realmente é verdade, mas essa crença já é tão antiga como dizer que dá azar os noivos se verem antes do casamento.

De acordo com o livro “Mitos Alimentares” as ostras são afrodisíacas por estarem muito ligadas a dois fatores:

Primeiramente por sua forma assemelhar ao órgão sexual humano, com isso se dá o aumento do desejo sexual. Por outro lado, há quem tente arranjar explicações um pouco mais científicas.

 

Por possuírem nutrientes que estão ligados diretamente à libido e o consumo ajuda a enriquecer os sentidos sexuais. Consumidas cozidas ou cruas regadas, com sumo de limão, por exemplo se tornam alimentos com mais potencial afrodisíaco por serem muito ricas em zinco e dopamina.

Verdade ou mito, o importante é não fazer feio na hora de servi-las, então vou ensinar algumas receitas de darem água na boca.

OSTRAS GRATINADAS

 

Ingredientes:

3 dúzias de ostras

2 colheres de sopa de manteiga

100 mililitros de vinho branco seco

1 unidade de cebola picadinha

1 colher de sopa de farinha de trigo

450 gramas de creme de leite

100 mililitros de água de cozimento da ostra

Queijo parmesão ralado a gosto

Sal a gosto

Pimenta-do-reino a gosto

Modo de Preparo:

Para fazer ostra gratinada, comece por ferver as ostras até abrirem a cascas. Derreta a manteiga em uma frigideira e refogue a cebola até dourar. Junte o vinho e deixe reduzir.

 

Junte a farinha, o creme de leite e a água do cozimento das ostras, mexendo bem até obter uma mistura uniforme. Tempere com sal e pimenta do reino a gosto e coloque uma colher da mistura sobre camada. Polvilhe o parmesão por cima e leve ao forno até gratinar.

 

Suas ostras gratinadas estão prontas a comer!

Agora se você quer in Natura, vou ensinar os molhinhos deliciosos para servir na hora do seu encontro.

MOLHO DE RAIZ FORTE:

 

Ingredientes:

2 colheres (sopa) de maionese

4 colheres (sopa) de creme de leite fresco

1 colher (chá) de raiz-forte em pasta

1 colher (chá) de açúcar

caldo de ½ limão

1 pitada de sal

Modo de Preparo:

Numa tigela, junte todos os ingredientes e bata vigorosamente com um garfo até obter uma mistura homogênea. Leve à geladeira até a hora de servir.

VINAGRETE SIMPLES

 

Ingredientes:

½ xícara (chá) de azeite

1 colher (sopa) de vinagre de vinho branco

1 colher (sopa) de vinagre balsâmico

caldo de ½ limão

sal a gosto

Modo de Preparo:

Numa tigela, junte todos os ingredientes e bata vigorosamente com um garfo até obter uma mistura homogênea. Sirva em temperatura ambiente.

COMO SERVIR A OSTRA

 

Ingredientes:

10 ostras frescas

2 pratos de gelo triturado

Modo de Preparo:

O gelo triturado pode ser comprado em postos de gasolina. Se você preferir triturá-lo em casa, coloque os cubos num pano de prato limpo, faça uma trouxinha e bata com o martelo de carne. Divida o gelo triturado entre dois pratos fundos. Lave as ostras muito bem sob água corrente com a ajuda de uma escovinha. Com cuidado, abra cada uma das ostras, usando uma faca. Em seguida, disponha as ostras sobre o gelo distribuído nos pratos. Se preferir, coloque todo o gelo triturado numa travessa e disponha as ostras abertas nela. Sirva imediatamente.

 

Vanessa Ierizzo
Chef e amante do mundo

Leave a comment

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *