Em primeiro lugar, se você estiver lendo isso em 11 de novembro, então Feliz Pepero Day!

Mas o que é Pepero Day?

O Pepero Day (빼빼로 데이ou Dia do Pepero), é uma comemoração na Coréia do Sul realizada anualmente em 11 de novembro. Trata-se de um dia de presentear namorados, amigos e entes queridos com caixas de Pepero como demonstração de afeto. O Dia do Pepero é uma espécie de cruzamento entre o Dia dos Namorados e a Páscoa, datas em que as pessoas comem muito chocolate. Aqui na Coreia, não existe uma grande cultura de ovos de páscoa como no Brasil. Mas durante dia dos namorado e Pepero Day as embalagens e decorações não ficam pra trás do espetáculo que temos no Brasil durante a páscoa.

Assim como na páscoa existe um presente específico (ovo de chocolate), durante o Pepero Day o presente a ser dado são Peperos: biscoitos em forma de palitos com cobertura em chocolate. Eles são doces muito versáteis e divertidos e vêm em um grande número de sabores e estilos. Todos os anos aparecem novos estilos ou embalagens de Pepero durante o mês de Novembro, especialmente preparados para o Pepero Day. Esse ano, o tema das embalagens comemorativas foi Teletubbies.

 

Então, como os coreanos acabaram comendo Pepero no dia 11 de novembro de cada ano? O primeiro Dia do Pepero foi celebrado oficialmente em 1997 na Coréia. Existem muitas explicações sobre o porquê dessa data ter sido escolhida, incluindo a ideia de que o formato de palito do Pepero se parece com o número 1, e 11 de novembro (11/11) é como quatro Peperos alinhados juntos. Outra teoria é que adolescentes coreanas comiam Pepero para se tornarem altas e magras como um palito de Pepero.

Seja qual for a verdadeira origem, Pepero Day na Coreia é um grande negócio para Lotte, empresa que produz o Pepero. 50% de todas as vendas de Peperos ocorrem durante este período. Esse é mais um exemplo de feriado que é massivamente comercializado, mas que é celebrado alegremente, pois se resume a dar presentes aos amigos e receber doces deliciosos que para desfrutar durante um dia especial.

Eu conheci o dia 11 de novembro pela primeira vez como o Pocky Day, porque quando eu morava no Brasil tive acesso ao Pocky antes de conhecer o Pepero. Pocky, como você pode ver na foto acima, é quase idêntico ao Pepero…. Na verdade, há um pouco de controvérsia em torno dos dois produtos. A empresa japonesa Glico lançou o Pocky em 1966, 17 anos antes do Pepero surgir em 1983. Quando a empresa coreana Lotte decidiu vender o Pepero, Glico tentou impedi-la, argumentando que era uma cópia gritante do Pocky. O que certamente era, como você pode ver. No entanto, a Lotte argumentou que, como o Pocky não era vendido na Coréia naquela época, não havia violação de direitos autorais.

Há outra reviravolta nessa história … O Pepero Day veio antes do Pocky Day! O Pepero Day começou na década de 1980 e foi oficialmente reconhecido como um dia especial na Coréia em 1997. A japonesa Glico viu o dinheiro enorme que isso poderia render e o Pocky Day tornou-se oficialmente reconhecido no Japão em 1999 – dois anos após o Pepero Day.Portanto, ambas as empresas se beneficiaram com esse estranho caso de violação de direitos autorais e roubo de ideias uma da outra.

Seja como for, todos nós ganhamos, pois agora podemos comemorar o Dia do Pepero na Coréia ou o Dia do Pocky no Japão, ou o que você quiser. Ambos estão à venda na Coreia e no Brasil(!!!), então escolha um e comemore esse feriado delicioso.

Feliz Pepero Day e até o próximo texto!

Vittoria Ventura

Facebook
Instagram