Isso mesmo pessoal, churrasco de apartamento, vocês sabem como faço?

Sou casada com um Uruguaio que vive reclamando que meu apartamento não tem churrasqueira na varanda, porque ele adora comer carne etc.

Então essa semana resolvi mostrar a ele como preparo uma picanha deliciosa quando não temos uma churrasqueira. Picanha em Crosta de sal grosso ou como eu gosto de chamar churrasco de apartamento.

Esta receita de picanha ao forno com sal grosso é um coringa quando o assunto é carne assada no forno.

 

É uma daquelas receitas simples de fazer que tem no seu modo de preparo o seu grande segredo.

 

É uma daquelas receitas simples de fazer que tem no seu modo de preparo o seu grande segredo. São aqueles pequenos truques que acabam mudando toda a história, então prestem atenção na receita e seguem o passo a passo direitinho que vou passar ao final da matéria que não tem como errar.

A picanha é uma das carnes mais apreciadas pelos brasileiros, e presença garantida na lista dos melhores cortes de carne para churrasco. Foi nos anos 70 que esse corte começou a ser feito no Brasil. A picanha era vendida como parte da alcatra ou do coxão duro e, muitas vezes, por ter uma grossa camada de gordura, era descartada na hora de preparar um churrasco de alcatra ou de maminha, dá para acreditar?

Vou colocar aqui a minha receita de Churrasco de apartamento, lembre-se que pode ser utilizada qq carne que tenha gordura, pois a peça não fica muito seca.

PICANHA COM CROSTA DE SAL GROSSO


 

INGREDIENTES:

1 peça de picanha de até 1,2 kg

4 claras de ovos

1 kg de sal grosso

½ xícara (chá) de farinha de trigo

3 ramos de tomilho fresco a gosto pequenos

 

MODO DE PREPARO:

  1. Preaqueça o forno a 220 ºC (temperatura alta).
  2. Numa tigela, coloque o sal grosso, as claras e a farinha de trigo. Misture
  3. Numa assadeira grande, coloque ⅓ da mistura de sal grosso e espalhe, pressionando com as mãos, para obter uma camada fina do tamanho da peça de picanha. Disponha os ramos de tomilho sobre o sal grosso.
  4. Com um pano de prato limpo, seque a peça de picanha e coloque sobre a camada de sal, com a gordura para cima. Envolva toda a picanha com o restante da mistura de sal grosso, formando uma capa.
  5. Leve a picanha ao forno e diminua a temperatura para 200 °C (temperatura média). Deixe assar por 45 minutos para servir a carne ao ponto. Se você gosta da carne bem passada, deixe assar por 1 hora. Para a carne mal passada, 35 minutos são suficientes.
  6. Retire a picanha do forno. A camada de sal grosso, depois de assada, torna-se uma placa bem dura e levemente dourada. Com o auxílio de uma faca grande – utilize o lado contrário ao fio -, bata por toda a lateral da picanha para quebrar a crosta. Retire a placa de sal.
  7. Raspe o excesso de sal da carne. Corte em fatias. Sirva a seguir.

Fica uma delícia.

Chef e amante do mundo