POLENTA

POLENTA

A receita da polenta é muito mais antiga do que se parece. Há indícios que já na antiguidade, os gregos faziam um prato parecido usando caldo de legumes ou de carne acrescidos de grãos de trigo e favas. O prato tornou-se popular também em Roma.

Já a polenta italiana, que surgiu no Brasil, tem como principal ingrediente o milho. Esse cereal surgiu na América Central e era a base alimentar dos povos da época, como os incas, maias e astecas. A maioria dos pratos eram preparados com o cereal, além de assumirem também, um significado religioso: servir de oferenda aos deuses.

O milho só se tornou popular na Europa no fim do século XV com o descobrimento das Américas. A receita era feita principalmente pelas mulheres italianas, em regiões como Vêneto. As “nonas” ou “mammas” da família, com blusas de manga longa, preparavam a polenta em um caldeirão. A blusa protegia o braço de serem queimados pelos respingos da comida, que levava de 40 minutos a 1 hora para ficar pronta.

Ao chegar no Brasil, o prato adquiriu novos sabores com a adição de caldo de peixe e frutos do mar, além de algumas receitas que passaram a utilizar a farinha de mandioca.

Vou ensinar a Polenta mole com ragu de carne, uma combinação clássica italiana que eu adoro.

 

Ingredientes:

1 kg de músculo bem limpo

1 cebola grande

4 dentes de alho

4 tomates maduros

½ xícara (chá) de salsinha picada

½ xícara (chá) de cebolinha picada

3 colheres (sopa) de óleo

2 colheres (sopa) de extrato de tomate

1 colher (chá) de sal

1,5 litro de água

Modo de preparo:

Numa tábua, corte o músculo em cubos grandes, pique a cebola e o alho em cubinhos. Pique fino a salsinha e a cebolinha. Reserve. Retire as sementes e a pele dos tomates, corte-os em cubos grandes. Aqueça uma panela de pressão no fogo alto por 2 minutos. Acrescente o óleo, o alho, o músculo e tempere com sal. Refogue por cerca de 10 minutos até dourar a carne. Junte a cebola e o extrato de tomate e deixe cozinhar por mais 5 minutos. Acrescente o tomate picado e 1,5 litro de água. Tampe a panela de pressão, abaixe o fogo para médio e deixe cozinhar por 45 minutos. 

Desligue o fogo e, quando acabar a pressão da panela, destampe. Coloque metade da carne num prato. Com um garfo, desfie a carne volte à panela. Junte a salsinha e a cebolinha. Leve ao fogo médio e assim que ferver, desligue. Sirva com a polenta mole.

Chef e amante do mundo