Sou pai de 4 meninos que hoje eles tem 15, 13, 11 e 3 anos de idade. Jogam futebol desde sempre. E praticaram e praticam outros esportes como tênis, judô, natação e basquete.
Eles já participaram de muitos Camps e clínics de futebol, eventos esportivos e jogaram em várias escolinhas.
Meu objetivo principal sempre foi utilizar o esporte como ferramenta de educação.

E após muitas pesquisa e estudos, eu criei a Belletti Soccer Academy (www.arenabelletti.com), que tem um programa de treinos onde eu unifiquei o talento e a técnica do futebol brasileiro com a disciplina e a competitividade do futebol europeu, tudo vivenciado de dentro dos campos nos meus 16 anos de carreira, sendo 8 no Brasil e 8 na Europa.

Crianças treinarem futebol vai além de simplesmente jogar bola.

Inteligência. Em um estudo da universalidade de Michigan, crianças que treinavam futebol tiveram notas melhores do que crianças que não treinavam.
Isso porque no futebol as crianças desenvolvem melhor suas capacidades cognitivas, entre elas a atenção, a percepção e a concentração.

Autoconhecimento. A criança conhece mais seus próprios limites e qualidades. Ela treina para aprender a superar suas dificuldades e também a cuidar do próprio corpo se conscientizando de se preparar melhor para os treinos e jogos. Responsabilidade.

Autoconfiança. No futebol existe o aprendizado do ganhar e perder. E buscar as respostas do porquê ganhou ou do porquê perdeu. E acima de tudo, a criança aprenderá a competir, a buscar a vitória e principalmente a não desistir.

Disciplina. Horários, uniforme, exercícios, paciência, tolerância, organização… entender e aceitar regras. Do campo para a vida. Hoje e no futuro.

Trabalho em equipe. Aqui o aprendizado tem a ver com espirito solidário e compreensivo. Conhecer e entender os companheiros da equipe criando também boas amizades.

O pacote é completo! Persistência, cumprir metas, aprender que não se conquista algo de um dia para o outro. A criança vai entender que o caminho para o sucesso é difícil e demorado. E que é preciso treinar, se preparar muito para atingir o sucesso.

E com todo esse aprendizado que o futebol proporciona, a criança estará mais preparada para os desafios do dia-a-dia. Para sempre!

Juliano Belletti