Ano novo, vida nova! Esse é um dos mantras mais repetidos nessa época, e é aplicado em todas as áreas de nossas vidas, pessoal e até profissional. Passados esses tempos mais difíceis de pandemia, muitas empresas estão programando a volta presencial para o ambiente de trabalho.


Muitos colaboradores passaram esse período em home office, cada dia mais próximos de seus pets. Com a rotina voltando ao normal, a saudade do bichinho de estimação vai apertar. Então, esse texto vai te apresentar bons motivos para transformar sua empresa em um espaço pet friendly. Afinal, os benefícios são para todos.

Diversos estudos e artigos do segmento comprovam que um ambiente que recebe animais de estimação propicia vários impactos positivos no dia a dia corporativo.

Veja alguns desses benefícios!

Melhora o relacionamento interpessoal: colaboradores se relacionam melhor, o clima fica mais leve e amigável.

Diminuição do estresse: o convívio com o animal ajuda a combater o estresse, acalmando e aliviando uma rotina pesada de trabalho.

Melhora a produtividade: essa relação entre pets e colaboradores faz a diferença na concentração e dedicação ao trabalho.

Maior comprometimento com a empresa: os colaboradores ficam cada vez mais comprometidos com seu trabalho, prazos, colegas e líderes.

Diminuição do turnover: diminui a rotatividade de pessoal, o colaborador dá valor à empresa que aceita seu pet, e pensa duas vezes antes de mudar de emprego.

Maior sensação de pertencimento à empresa: os colaboradores têm orgulho de onde trabalham e sentem que fazem parte das decisões, rotina e compromissos.

E como ser pet friendly?
Muitas vezes, o ambiente precisa de algumas adaptações para garantir a segurança e bem-estar dos animais e colaboradores.

Possíveis rotas de fuga devem ser analisadas e evitadas, um espaço destinado aos pets pode ser interessante em algumas empresas. Alimentação, higiene, brincadeiras e descanso para os pequenos são temas que podem exigir poucas mudanças na rotina da empresa. No projeto, devemos considerar local e espaço físico da empresa, perfil dos colaboradores e clientes, produtos e serviços entregues, além de outros detalhes que vão permitir um programa personalizado de sucesso.

‘Toda a minha empresa deve ser transformada em um ambiente pet friendly?’

Não, você pode ter um espaço específico para eles, pode definir dias da semana ou do mês para receber os animais ou até mesmo liberar todos os dias. O importante é seguir algumas recomendações para que a política pet friendly da sua empresa seja segura e responsável.

Além da opção de liberar o acesso dos pets de seus colaboradores, algumas empresas escolhem ter um mascote, incentivar adoção através de feiras e parcerias com ONGs. Afinal, você pode usar essa oportunidade para promover a conscientização da tutoria responsável por parte daqueles que adotam um pet.

Ser uma empresa pet friendly é um privilégio, uma alegria e um passo inovador na nossa sociedade corporativa. O Brasil detém um dos três maiores mercados pet do mundo e muitas empresas já desfrutam dos benefícios da convivência com animais de estimação.

A equipe Olá Pet está à sua disposição para ajudar nessa transformação!

By Redação Olá Pet! (@olapet.friendly)

Patricia Moraes – Olá Pet!

@olapet.friendly
@olapetvivenciapetfriendly

Siga a trupe Olá Pet! no Instagram e fique por dentro de um mundo mais pet friendly:

@olapet.friendly
@olapetvivenciapetfriendly

@Bob_Marley_Goldenretriever
@Malugolden_
@Googlethegolden