Receita de almoço para cachorro

Receita de almoço para cachorro

Dia 09 de agosto foi aniversário de um dos meus filhos peludos o Paçoca, então em homenagem a ele resolvi fazer uma matéria totalmente direcionada a esses bichinhos que são nossos filhos, amigos e confidentes.

Não sou nenhum especialista no assunto, mas queria compartilhar com vocês algumas opções de comida caseira para cachorro.  Imagine se você tivesse que comer a mesma comida em todas as refeições, todos os dias da sua vida. Além de ser dolorosamente chato e ruim, você não questionaria se está recebendo uma dieta nutricionalmente equilibrada, não é mesmo?

Essa é a vida do seu companheiro. Muito tempo atrás, antes de serem comercialmente produzidos os alimentos para cães, os cães comiam muitos dos mesmos alimentos que os humanos.

Então por que alimentá-los sempre com a mesma ração? Preparei algumas dicas sobre como fazer comida caseira para cachorro, seguindo algumas diretrizes nutricionais.

⦁ 35% de carboidratos: por exemplo, arroz integral cozido ou batata, mandioca, batata-doce com casca, mandioquinha com casca – tudo cozido e cortado em cubinhos
⦁ 30% de carnes (músculo bovino, frango, filé mignon suíno, filé de peixe etc.)
⦁ 30% de vegetais (couve-manteiga cozida picadinha, espinafre cozido, agrião cozido, vagem cozida, chuchu cozido, cenoura cozida com casca, brócolis cozidos, abobrinha cozida com casca etc.)
⦁ 5% de fígado (bovino, suíno ou de frango)

Depois de escolher o vai usar, siga o passo a passo de preparo:

⦁ Cozinhe a carne e o fígado até ficar de malpassada a ao ponto, em frigideira, no vapor ou assada
⦁ Cozinhe os vegetais e tubérculos em panela a vapor ou no forno até os cubinhos ficarem macios (cerca de 25 minutos)
⦁ Cozinhe o arroz normalmente, mas sem usar cebola
⦁ Para temperar, pode usar azeite de oliva (só um fiozinho), e ervas frescas picadinhas (manjericão, orégano e/ou salsinha).

Mas cuidado os cachorros não podem comer cebola e acebolados, chocolate, carambola, uva e uva passa, casca e folhas de abacate, macadâmia e açaí, ok? Faz muito mal à saúde do seu animalzinho.

Agora é só fazer a alegria dos seus filhotes na cozinha.

Chef e amante do mundo