Amado por todo brasileiro, o pão de queijo é o queridinho da mesa do café da manhã, do sanduíche da tarde, ou somente para petiscar na correria do dia dia. O pão de queijo é uma delicia, não tem como não amar, crocante por fora, macio por dentro seu paladar derrete na boca, ficando sempre aquela vontade de querer comer mais um.

Agora imagina preparar essa delícia dentro da sua cozinha? Querem aprender? Pois existem várias maneiras de fazer um bom pão de queijo. Algumas receitas levam leite e outras pedem água. Há, ainda, aquelas com os dois ingredientes misturados. Algumas pessoas preferem banha de porco, enquanto outras optam pela manteiga ou pelo óleo.

Há quem utilize o polvilho doce, que deixa o produto mais denso, uniforme e crocante por fora, e quem prefira o azedo, que tem uma capacidade maior de expansão e deixa os pães mais leves, aerados e, quando frios, mais sequinhos. Existem, ainda, aqueles que utilizam os dois juntos, para ter um equilíbrio entre os tipos.

E os queijos? Preferencialmente, devem ser mais resistentes, mais salgados e bem saborosos, como a meia cura, o da Serra da Canastra (tradicionalmente mineiro), o gruyère ou o parmesão.

 

O fato é que, embora existam inúmeras formas, a qualidade de um pãozinho como esse está no uso de itens frescos e tipicamente rurais, como os ovos caipiras, com gemas bem laranjas que transmitem cor e turbinam o sabor, e o polvilho feitos artesanalmente, que possui gruminhos que fazem toda a diferença no resultado.

Por mais de 200 anos, o consumo do pão de queijo ficou concentrado em Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. Porém, a partir dos anos 1950 ele ganhou fama, se espalhando por todo o Brasil.

A popularização definitiva veio com o desenvolvimento da indústria de alimentos nos anos 1990, desta forma padarias, lanchonetes, restaurantes e as famílias podiam ter fácil acesso ao produto, sendo ele congelado ou com a massa em pó. Além das fábricas do produto, se popularizaram também as franquias de lanchonetes especializadas em pão de queijo.

Hoje, o Brasil tem cerca de 700 fábricas de pão de queijo. Aproximadamente 70% começaram e estão instaladas em Minas Gerais. 

 

E Lá fora? Depois de se popularizar no Brasil, o pão de queijo foi levado para fora. Hoje ele é exportado para mais de 50 países, sendo desses Itália, Japão, Estados Unidos e Portugal os maiores os maiores entusiastas dessa iguaria. Impressionante né?

Agora vou ensinar uma receita fácil e rápida que fica uma delícia para ser servida num chazinho da tarde.

INGREDIENTES:

  • 3 ovos
  • 1 xícara de leite integral
  • 1 xícara de óleo
  • 1 xícara de parmesão ralado
    1 xícara de queijo meia cura ralado
    3 xícaras de polvilho doce
    1 colher de sobremesa de fermento químico

PREPARO:

  • Bata no liquidificador os ovos, óleo, queijos, até que fique bem homogêneo.
  • Adicione o restante dos ingredientes e bata em pulsos apenas até que incorporem.
  • Despeje em uma forma untada com manteiga e farinha. Leve ao forno já aquecido a 180ºC por cerca de 40 minutos ou até que esteja dourado.
  • Espere esfriar e desenforme.

ASSISTA AO VÍDEO E BOM APETITE! 

Chef e amante do mundo