RECEITAS DE NATAL – LOMBO DE PORCO AO FORNO

RECEITAS DE NATAL – LOMBO DE PORCO AO FORNO

Fala a verdade, esse ano organizar uma ceia de natal não está muito fácil, famílias separadas, amigos que não se viram o ano todo, Papai Noel virtual, e ao mesmo tempo tentar fazer uma ceia simples e barata é um verdadeiro desafio, não é verdade? Então vou tentar ajudar no lado da gastronomia e ensinar toda quarta feira até o Natal receitas simples, econômicas e incríveis que não podem faltar na sua mesa. Cada receita foi escolhida com muito carinho. Mas deixa de enrolação e vamos a primeira receita do Natal.

Lombo de porco assado no forno, essa receita é tão saborosa que muitas vezes tive que repetir a receita porque meus convidados sempre queriam mais, mesmos os apaixonados pela a estrela da noite o Peru, acabavam se rendendo ao meu lombo.

Então se na sua ceia de natal você for convidar pouca gente e quer oferecer opções de carne, como por exemplo o lombo e o peru, tome cuidado na quantidade que vai fazer de cada um, opte por deixar meio a meio por que modéstia parte se você fizer essa receita de lombo de porco assado no forno em pequena quantidade, vai acabar deixando seus convidados tristes e querendo mais. O sabor desse lombo de porco assado é de outro mundo, ele fica suculento a carne fica macia e ninguém resiste de tão gostoso que é.

Ingredientes:

2kg de lombo de porco

2 xícaras de chá de vinho branco seco

4 dentes de alho amassados

2 xícaras de caldo de legumes

Suco de 1 abacaxi maduro

1/2 xícara de azeite de oliva

Sal a gosto

Pimenta do reino à gosto

Modo de Preparo:

Coloque o lombo em uma travessa e tempere com o sal, o alho, a pimenta, o vinho, o caldo de legumes e o suco de abacaxi.

Deixe marinando por no mínimo 2 horas.

Passado esse tempo transfira o lombo para uma assadeira, despeje o líquido e cubra com papel alumínio.

Leve o lombo para assar em forno pré-aquecido, 180ºC, por 3 horas.

Depois que o lombo estiver cozido retire do caldo e volte ao forno, em máxima, para dourar.

Uma boa dica para o lombo não ficar ressecado, é você sempre regar com o próprio líquido que estiver na forma, por pelo menos 2 vezes durante o tempo de forno.

Para harmonizar o Lombo, dá uma olhadinha na matéria da Sommelier Dani Dinis e escolha o vinho certo para essa receita.

Chef e amante do mundo