RECEITAS DE NATAL – PAVÊ DE CHOCOTONE

RECEITAS DE NATAL – PAVÊ DE CHOCOTONE

Vamos adoçar a boca? Que tal uma sobremesa rápida, fácil, e que todo mundo adora e com o ingrediente mais desejado do Natal o panetone, doce, salgado, com ou sem recheio. Nesta época do ano, o panetone é presença certa nas mesas de Natal do mundo todo.

Vocês sabem a história do Panettone?

Uma das lendas mais populares é a famosa história de Antônio, apelidado de Toni, um auxiliar de cozinha que trabalhava lavando pratos. Socorreu o Chef que havia queimado um dos bolos preparados para a ceia de Natal do duque de Milão sacrificando seu próprio fermento natural que tinha guardado para fazer o bolo para a sua própria ceia, a fim de que pudesse ajudar o chef cozinheiro. Misturou farinha, ovos, açúcar, passas, frutas cristalizadas e a incrível arte de fazer pão, ele obteve uma massa suave e doce, que hoje chamamos de “panettone”. O resultado ficou tão bom que Ludovico decidiu nomeá-lo em homenagem ao seu criador.  O Pão do Toni!!!

História a parte, verdade ou não, eu vou ensinar uma receita muito mais fácil que o Panettone do Toni, o Pavê de Chocotone. Essa receita aprendi fazer sem querer numa das minhas pesquisas pela internet, e acabou se tornando obrigatória em todos os Natais em casa.

Uma sobremesa fácil de preparar, com a cara do Natal e fica uma delícia, todo mundo gosta na minha casa.



Ingredientes

1 chocotone de 500 gramas

400 gramas de doce de leite

500 mililitros de creme de leite fresco 

1 colher (sobremesa) de açúcar

1 fava de baunilha

200 gramas de chocolate amargo (60% de cacau), ralado

4 ramos de hortelã

 

Modo de preparar

 

Corte o chocotone em fatias de aproximadamente 5 centímetros e leve-as ao forno para tostar levemente. Dilua o doce de leite com metade do creme de leite numa panela em fogo baixo e deixe ferver. Corte a fava de baunilha ao meio e raspe delicadamente com uma colher de chá para retirar as sementes. Faça um chantili com o restante do creme de leite, batendo o açúcar e as sementes da fava de baunilha com um batedor de arame ou na batedeira, até a mistura ficar espessa. Monte o pavê, numa fôrma refratária, alternando camadas de doce de leite e chocotone, começando com o doce de leite e finalizando com o chocotone. Cubra com o chantili e pulverize as raspas de chocolate sobre elas. Leve à geladeira para resfriar. 

Chef e amante do mundo