SALMÃO NO FORNO EM FOLHA DE BANANEIRA

SALMÃO NO FORNO EM FOLHA DE BANANEIRA

Muito usada nas cozinhas regionais brasileiras e na Ásia, a folha de bananeira não é tão fácil de encontrar em algumas cidades do Brasil.

Muitas vezes era preciso pedir para o fornecedor de hortifrúti perto de casa conseguir algumas folhas de bananeira, mas me deixava um pouco preocupada porque não tem como ter certeza da procedência, se não foi pulverizada por agrotóxicos etc.

Não tenho nada contra o papel alumínio, mas o mínimo que se puder usar em contato com o alimento, melhor, porque em altas temperaturas e em contato com ácidos pode soltar alumínio. Por isso também é importante que a folha não tenha pesticidas, para não passar para a comida.

Quem de vocês já utilizaram folha de bananeira para cozinhar?

Então vou ensinar uma receita super fácil para começarem a perder o medo.

Ingredientes:

  • 1 folha de bananeira
  • 6kg de salmão inteiro limpo
  • Orégano a gosto
  • Sal grosso
  • Manteiga

Modo de preparo:

  1. Acomode o peixe em cima da folha de bananeira. Com uma faca, abra o salmão na horizontal.
  2. Salpique orégano e acrescente a manteiga em seu interior, distribuindo bem. Na sequência, cubra a superfície do salmão que está voltada para cima com sal grosso.
  3. Embrulhe o peixe na folha de bananeira e leve-o ao forno por 1 hora. Retire o salmão do forno, corte a folha de bananeira e sirva imediatamente, com os acompanhamentos de sua preferência.

Chef e amante do mundo