O famoso Beef Wellington é um ícone da culinária inglesa que consiste em um roastbife inglês com recheio de patê de foie gras e/ou um preparado de cogumelos paris, chalotas e ervas finamente cortados e salteados em manteiga, presunto cru tudo envolto e assado em uma crocante cobertura de massa folhada.
Que tal fazermos então uma versão do mar nesse prato ícone? Semana passada ensinei a fazer salmão em folha de bananeira, essa semana nada melhor que salmão com massa folhada!
A receita que deixo para vocês é de fácil preparo, só seguir o passo a passo e pronto.
Ingredientes:
- 800 g de lombo de salmão
- 1/2 limão (sumo)
- 1 dl de Azeite
- 1 molho de espinafres
- 2 dentes de Alho
- 150 g de queijo ricota
- 100 g de mozzarella
- 550 g de massa folhada
- 3 c. (de sopa) de miolo de amêndoa moído
- 1 ovo
- pimenta-preta-preta
- aneto
- sal
Modo de preparo:
- Comece por temperar o salmão com o sumo de limão, pimenta-preta e aneto. Dobre o lombo de salmão ao meio e prenda com palitos. Aqueça 0,5 dl de azeite numa frigideira antiaderente e sele nele o salmão (doure dos dois lados). Retire do lume e deixe arrefecer.
- Cozinhar os espinafres em água temperada com sal. Escorra bem os espinafres, corte e pedaços e deixe escorrer. Pique os dentes de alho e aloure-os no restante azeite. junte os espinafres bem escorridos e salteie.
- Retire do lume, transfira para uma tigela e deixe arrefecer. Depois de frio, junte-lhe o queijo ricota e o queijo mozarela, tempere com sal e pimenta, envolva tudo e reserve. Unte um tabuleiro com manteiga e polvilhe-o com farinha. Estenda a massa folhada até ficar com espessura fina. Apare a toda a volta, formando um retângulo.
- Corte 1/3 do retângulo maior sobre o tabuleiro e polvilhe com amêndoa. Coloque no centro da massa metade do preparado de espinafre, com o comprimento aproximado do salmão. Coloque o salmão por cima e cubra-o com o restante espinafre.
- Ligue o forno a 190ºC. Feche a massa sobre o recheio e pincele-a com o ovo batido. Coloque o retângulo de massa reservado por cima e faça cortes superficiais em forma de losangos na massa, utilizando uma faca bem afiada. Pincele também essa massa com ovo e leve a cozer no forno, durante cerca de 40 minutos.
Chef e amante do mundo