Enquanto estava de férias recebi uma mensagem de Carlas Flora para participar de um simpósio muito interessante!!

Como fui a idealizadora e fundadora do Trendy4U, fui convidada para falar como a ideia da empresa surgiu.

Cá entre nós, devido a tecnologia e a proximidade que ela permite, mesmo a milhares de quilômetros de distância, digo que minhas férias foram muito produtivas para o Trendy.

Acertamos parcerias, reforçamos laços com clientes e começamos 2020 em pique total, e o mais importante, buscando a cada dia mais profissionalismo.

Mas quem é essa pessoa especial e maravilhosa que é a Carlas? Ela é natural de Angola, criada em Portuga e no Brasil. Estudou design de interiores, pela escola Panamericana, psicologia pela FMU e estética pelo Senac, formando família no Brasil, casada e com 3 filhos.

 

Carlas é a fundadora e a idealizadora da “Hora da Etiqueta”, uma startup fundada, com uma visão focada principalmente nos países em vias de desenvolvimento com muita população e com distribuição de renda bem diferenciada como é o caso do Brasil onde a educação associada à etiqueta, não acompanhou a melhora financeira que parte das famílias tiveram.​

Carlas sentiu a necessidade de formar e orientar sobre comportamento corporativo e social adequado, ou seja, ficaram melhor financeiramente, principalmente as de nível médio, mas não foi evoluído o seu nível educacional comportamental em etiqueta e boas maneiras. As pessoas começam a sentir-se desconfortáveis em determinados ambientes, daí o recurso à educação, comportamento etiqueta e boas maneiras.

Carlas foi reunindo seu repertório e aperfeiçoando o olhar com cada experiência vivida, hoje com 50 anos ela vê a necessidade de mostrar que comportamento, educação e bons modos, não são frescura, e sim algo fundamental para todos nós.

Etiqueta passada, presente ou futura, será sempre uma regra de civilidade entre pessoas.

Tenho ficado muito contente em perceber certos movimentos de pessoas que buscam, assim como Carlas, resgatar a educação nas relações interpessoais.

Claro que, com a evolução do mundo, a globalização, o advento da tecnologia, a etiqueta e as boas maneiras obviamente se adaptaram ao mundo mas são mais necessárias do que nunca.

É importante também desmistificar que ter etiqueta e boas maneiras se resumem apenas às classes mais abastadas ou somente no âmbito de festas e jantares.

De acordo com o dicionário informal, boas maneiras significa agir com respeito em relação às outras pessoas e ser respeitado também. Numa sociedade onde haja respeito mútuo, com certeza as pessoas viverão em harmonia e haverá menos agressão e intolerância.

Já o termo etiqueta significa o conjunto de normas de conduta, protocolo, etc na corte real, cerimonial ou na residência de um chefe de estado. Também significa o conjunto de regras de conduta, e de tratamento em ocasiões formais e que revelam a importância social das pessoas envolvidas.

As boas maneiras hoje transcendem tudo isso e chega a todo tipo de relação pessoal e profissional.

Tenho visto também e participei recentemente de um curso sobre comunicação não violenta que é, sem dúvida, algo que deveria ser ensinado nas escolas, nas casa e nas empresas.

Vejo que as pessoas não tem ideia de quanto, uma atitude ou uma palavra pode impactar negativamente o próximo, e como essa atitude pode colocar em risco uma amizade ou mesmo o emprego.

Portanto espero que a disseminação do tipo de trabalho realizado pela Hora da Etiqueta, seja enorme e a cada dia mais abrangente.

 

O Simpósio, em sua primeira edição reuniu pessoas interessantíssimas e gabaritadas.

 

Ana Agnes, master coach que palestrou sobre o tema: Passos para viver um 2020 extraordinário.

 

Cintia Senna, educadora financeira que, com muita habilidade falou sobre a importância de um planejamento financeiro.

 

Patrícia Tashima, gerente do centro de treinamento da Anna Pegova que deu uma aula leve e divertida sobre vendas indiretas.

 

Regina Nogueira, empresária que falou sobre um tema muito interessante, o rebranding.

 

Suélio Ribeiro, mestre e criador do método Massagem Fitness Dynamics.

 

Camila Sahyoun, CEO e fundadora do Grupo Meethinks, falando sobre o segmento de startups e varejo.

 

Daniela Mollo, no caso eu, que falei de maneira muito sincera e aberta sobre o momento de vida que estava e o que buscava ao criar o Trendy. Minhas sócias Giovanna e Vanessa também falaram um pouco sobre o nosso trabalho.

 

Sou formada em Psicologia pelo Mackenzie e Coach formada pelo ICI, e fui alimentando a alma e o intelecto de vários tipos de cursos que considerava pertinentes. Desde cursos de culinária no Eataly São Paulo, até Física Quântica.

Quando minha filha mais nova completou 4 anos, comecei a sentir que a vida exclusiva na maternidade, a qual vivia desde o ano de 2000, não era suficiente para que me sentisse completa.

Anos depois veio a separação e me vi, mais do que nunca, precisando me reposicionar no mercado e fazer dinheiro, com o desafio adicional de estar e continuar muito presente na vida dos meus filhos.

Tive uma breve experiência como colunista em um portal de notícias, porém o público desse veículo não era compatível com o que gostaria de atingir e assim, resolvi criar meu próprio site chamando para ingressar nesse projeto amigas pessoais com especialidades distintas.

O Trendy4U tem um pouco mais de 1 ano, com meses já virou pessoa jurídica. Estamos nos reinventando para atender as demandas que aparecem. É um trabalho prazeroso e divertido que será lapidado nesse ano que começa e promete muito.

 

Mônica Turqui, esteticista especialista em marketing digital e embaixadora da Hora da Etiqueta.

 

Adriana Nadin, esteticista falando sobre atendimento domiciliar.

 

Solange Stanquini taróloga que comentou sobre como podemos contar com seu trabalho em nossa vida pessoal e profissional.

Além desse super time, a própria Carlas interagiu com todos e falou sobre seu trabalho também.

 

O trabalho de Carlas com a Hora da Etiqueta faz eventos imperdíveis, pelo conteúdo que oferece, pelos lugares especiais onde acontecem e pela quantidade de conhecimento que se adquire.

Abaixo algumas fotos de conteúdos programáticos e dos eventos da Hora da Etiqueta.

Fiquem atentos pelo site www.horadaetiqueta.com.br sobre os novos cursos idealizados pela Carlas.

Agradeço a Carlas pela confiança e apoio por me incentivar a falar e perder o medo de falar para o público.

 
 

Dani Mollo

 

#TRENDY #horadaetiqueta #carlasflora #simposiocorporativo #trendy4u #etiqueta #comportamento #boasmaneiras