Como falei de papinhas e introdução alimentar nas minhas últimas matérias. Resolvi escrever sobre uma sobremesa que é preparada em casa com muito amor pela minha mãe. TORTA DE BANANA!!

Na minha casa é lei a deliciosa torta de banana. Quando pronta tem gostinho de infância com parque de diversão, é uma explosão de sabores.

 

Meu irmão ao chegar em casa sempre é recebido com uma fatia saborosa desta torta, sua paixão. Eu mesmo devoro quando sinto o cheiro.

Não sou amante de doces, mas essa torta tem o equilíbrio perfeito do doce e do salgado, da maciez com o recheio, é simplesmente maravilhosa.

Há anos tento conseguir a receita da minha mãe, mas essa diz que me passará na hora certa, porque receita em casa é como joia você deixa de herança para os descendentes.

 

Como ainda não consegui a forma certa de prepará-la, vou deixar algumas receitas muitos boas também, quando não tem a da Mama.

A primeira é uma receita para quem não quer passar muito tempo na cozinha, ela é rápida, fácil e prática. Muito saborosa e bonita de apresentar.

Torta Banana 30 minutos

 

Ingredientes:

Para a massa:

1 xícara de leite

½ xícara de óleo

2 xícaras de açúcar

3 ovos

2 xícaras de farinha de trigo

2 colheres de sopa de fermento para bolo

Para o caramelo:

1 xícara de açúcar

½ xícara de água

4 bananas nanicas ou maduras em rodelas

Margarina para untar

Modo de preparo:

No liquidificador bata os ovos, o óleo, o leite e o açúcar. Sem parar de bater acrescente a farinha aos poucos e continue batendo até virar um creme sem grumos. Por último junte o fermento e bata levemente. Em seguida leve ao fogo uma panela com o açúcar e a água. Deixe derreter até virar um caramelo espesso e despeje em uma forma untada com margarina. Cubra o caramelo com as bananas cortadas em rodelas e despeje a massa da torta de banana. Leve a assar no forno preaquecido a 180ºC por 30-35 minutos, depois de pronta é somente desinformar.

Torta de Banana fofinha

 

Ingredientes:

5 bananas (maduras)

1 xícara (chá) de Farinha de Trigo

½ xícara (chá) de açúcar

200ml xícara (chá) de Leite

1 ovo grande

3 colheres (sopa) de manteiga

½ colher (sopa) de Fermento

Canela à gosto

Modo de preparo:

Em uma tigela misture os ingredientes: leite, ovo, manteiga (derretida). Reserve. Em outra Tigela misture a farinha de trigo, fermento, açúcar e canela. Corte as bananas no sentido do comprimento e comece a montagem em uma forma de no máximo 20cm untada e polvilhada com açúcar. Coloque metade da mistura seca na parte de baixo da forma, espalhando muito bem e acomode todas as bananas e cubra com o restante da parte seca e cubra com todo o conteúdo “úmido” Com uma faca faça pequenos buracos e afaste um pouco as bananas para cair a parte liquida para dentro, fazendo movimentos circulares até cobrir toda a superfície. Caso fique “ilhas de farinha seca” cubra com um pouquinho de leite. Leve para o forno preaquecido a 200°C por cerca de 40 minutos ou até ficar bem dourado e crocante. E sirva a seguir.

 

Vanessa Ierizzo
Chef e amante do mundo

#TRENDY #VANESSA