Esse ano teremos um Natal atípico, menos convidados, apenas o núcleo familiar, os mais idosos um pouco mais preservados, participarão com todos os cuidados ou não irão ao jantar.

Por um lado, acredito que devamos focar no que essa nova situação traz de bom. No meu caso, cheguei a fazer jantar de Natal para 60 pessoas e esse ano será 1/5 desse número.

Concentrar no que realmente a data representa, se juntar o núcleo mais imediato de parentesco e agradecer.

Normalmente, simpatias são mais procuradas para o Ano Novo mas no Natal também é possível elevar a qualidade da energia desse encontro especial. O que é bem tradicional no Natal é a árvore que, tenho reparado que as pessoas montam cada vez mais cedo (meados de novembro), o presépio que , aqui em casa, não é nosso costume, e as guirlandas que enfeitam portas ou a decoração da mesa e da casa também.

A tradição de decorar pinheiros começou na Alemanha e logo espalhou-se por toda a Europa, até chegar nos Estados Unidos e nos demais países.

Essa árvore teria sido escolhida como símbolo do Natal por causa da sua forma triangular, que, segundo a tradição cristã, representa a Santíssima Trindade: o Pai, o Filho e o Espírito Santo.

Já a guirlanda é um adorno natalino feito com flores, frutas e/ou ramagens entrelaçadas. … O uso da guirlanda refere-se a Roma Antiga, pois para os romanos oferecer um ramo de planta significa um voto à saúde, proporcionando o costume de enrolar os ramos em uma coroa.

Quanto ao presépio, tornou-se costume em várias culturas montar um quando é chegada a época de Natal. Variam em tamanho, alguns em miniatura, outros em tamanho real.

O primeiro presépio do mundo teria sido montado em argila por São Francisco de Assis em 1223. Nesse ano, em vez de festejar a noite de Natal na Igreja, como era seu hábito, o Santo fê-lo na floresta da cidade de Greccio, na Itália, para onde mandou transportar uma manjedoura, um boi e um burro, para melhor explicar o Natal às pessoas comuns, camponeses que não conseguiam entender a história do nascimento de Jesus.

O costume espalhou-se por entre as principais Catedrais, Igrejas e Mosteiros da Europa durante a Idade Média, começando a ser montado também nas casas de Reis e Nobres já durante o Renascimento. Em 1567, a Duquesa de Amalfi mandou montar um presépio que tinha 116 figuras para representar o nascimento de Jesus, a adoração dos Reis Magos e dos pastores ao Menino Jesus e o cantar dos anjos.

Foi já no Século XVIII que o costume de montar o presépio nas casas comuns se disseminou pela Europa e depois pelo mundo.

Quanto as orações, além das tradicionais de cada religião, fico pensando que esse ano ela poderiam ser customizadas por família, e acredito que seria muito benéfico agradecer pela saúde, por aquela reunião íntima de família, por aquele momento que em muitos casos pode ser até o primeiro do ano onde todos se reúnem.

Pesquisei 2 simpatias, confesso que fiz algumas no Ano Novo mas no Natal não lembro de ter feito, mas esse ano foi tão atípico que se não faz mal, por que não?

1 – Arrume para papel vermelho e corte-o em tiras de 6 x 12 cm. Escreva nestas tiras uma palavra que simbolize o que você deseja ganhar no Natal para sua vida em 2012. Por exemplo: se deseja um novo amor, escreva a palavra AMOR. Se quer mais dinheiro ou riquezas, escreva RIQUEZAS. Depois de escrever, pendure as tiras vermelhas na árvore de Natal. Todos os dias, olhe para as tiras e mentalize o que deseja. O vermelho potencializa os sonhos. Quando desmontar a árvore, guarde as tiras na agenda e vá mentalizando até alcançar.

2 – Esta simpatia deve ser feita para o Natal e Ano Novo também. Compre duas velas de sete dias que tenham sete cores. Você irá acender a primeira vela no dia 24 de dezembro à noite. Ao acender vai pedir tudo que deseja ganhar para sua vida: amor, riqueza, paz, sucesso, saúde etc. Tudo o que você desejar ganhar, estará representado nas sete cores da vela. Deixe a vela queimar. No dia 31 de dezembro repita o ritual, acendendo a segunda vela e repetindo os pedidos para 2021.

Boa sorte! Ótimas energias! Boa saúde! Feliz Natal !!