Turmalina Paraíba

Turmalina Paraíba

A cor azul da Turmalina Paraíba significa tranquilidade, serenidade e harmonia.

De todos os simbolismos das gemas; através dos tempos os simbolismos ligados à estado de espírito são os mais apreciados e difundidos; independentes dos inúmeros propósitos e culturas ao redor do mundo.

O “azul neon”, característico das turmalinas Paraíba, são a representação potencializada da cor azul. Seu brilho impactante demonstra a excelência do pantone; divinamente representada por nossa “brasileirinha” tão famosa e admirada.

Uma das gemas mais iluminadas do mundo, literalmente tem alma”

Descoberta em 1982, especificamente esse de turmalina, nordeste brasileiro; foi batizada com o nome homônimo da região onde foi encontrada, na Paraíba.
Contudo, demoraram alguns anos para realmente encontrarem material de qualidade. Desde então sua valorização mundial crescente, é fruto do encantamento mundial. Sua cor e tonalidade azul vivido e “brilhante” é resultado da alta concentração de cobre e manganês em sua constituição mineral. Sua maravilhosa palheta de variedades de tonalidades, vai do azul neon ao verde, sendo a turmalina “verde oliva” tão rara quanto as do tipo “neon”

Sustentabilidade é a palavra que mantém todo o processo de extração, legalidade e certificada, alinhados com o futuro.

Politicas públicas baseadas em critérios ambientais mudaram a região; estruturando toda a cadeia produtora, solidificando postos de trabalho, o que de fato contribuiu para o aumento do PIB do Estado.

O reconhecimento mundial, em forma de valorização da gema, que atingi preços astronômicos. Desde sua descoberta, a extração e a lapidação são processos que mais evoluíram; necessidade fundamental (que contribui para a comercialização da gema), devido sua raridade e grau de dureza extremos; a mão de obra feminina é altamente requisitada e por ser considerada altamente qualificada a sensibilidade feminina é extremamente valorizada.

Do Rio Grande do Norte para o mundo”.

 

A única mineradora legalizada (dentro de normas nacionais e internacionais), encontra-se na cidade de Parrelhas. A missão de desvendar a gema ficou a cargo do GIA (Gemological Institute Of America, maior laboratório gamológico do mundo; onde sou formada), estudos e testes rigoroso foram executados para definir a descoberta da recente descoberta. 

Desde então, a turmalina Paraíba tornou-se uma das mais raras e preciosas gemas do mundo. Em todo planeta há apenas 5 minas, 3 no Brasil e 2 na África. 

Características únicas de: cor; pureza, tamanho e lapidação, conferem exclusivamente a cada joia, onde a gema é utilizada. 

A tecnologia empregada em equipamentos, utilizados em vários processos de beneficiamento da gema, foram fundamentais para elevar a qualidade dos produtos, contudo o processo final ainda mantém-se artesanal, devido a insubstituível expertise humana. 

Anel “Castelo”

Anel “Fonte”

Empenhada em enaltecer essa gema tão especial a CORSAGE desenvolve jóias exclusivas e únicas, a partir de gemas igualmente únicas, que são a principal inspiração na criação, resultando em jóias com design contemporâneo e incomparável. 

Andrea de Castro Rodrigues Alves
Especialista e Apaixonada por jóias – Corsage
Siga a Andrea no Instagram