Olá, eu sou o Felipe e me sinto muito grato em poder, a partir de agora, colaborar com a Trendy 4U através da coluna Saúde. Você já parou pra pensar na quantidade de gente que morre prematuramente entre 35 e 59 anos ? Quando na verdade deveriam viver de 20 a 40 anos a mais se tivessem compreendido e aplicado as regras da natureza para uma vida normal?

Deixa eu te perguntar uma coisa? Você realmente cuida da sua saúde ou você gerencia a sua doença ?

Ao invés de você adotar uma postura de passividade, eu digo pra você que é necessário ação
para trazer a tona a saúde, força e felicidade por meio da prática de exercícios inteligentes. Os exemplos de vida de pessoas que no passado se encontravam “caindo aos pedaços” – física e mentalmente e que agora transformaram as suas vidas, pois aprenderam que a responsabilidade por sua saúde depende delas mesmas são a prova de que seguir uma metodologia que te faz integrar o cuidado do corpo e da mente não apenas funcionam como transformam vidas.

Não adianta você me dizer que caminha, sobe escadas, sai pra passear com seu cachorro, vai ao mercado e tudo mais. Sim isso é uma atividade física e acho ótimo que você faça isso, mas isso não é o que vai te levar ao estado de saúde natural e completo. Estado esse que você nasceu para viver.

 

Você sabia que 48,7% da população no Brasil não faz atividade física suficiente para que os riscos advindos do sedentarismo e da baixa qualidade da atividade realizada suprimam os riscos de morte que isso pode causar?

Pois bem, vou te dar mais um dado alarmante que você precisa considerar pra mudar seu “status quo”: 18% dos infartos e 10% das doenças cérebro vasculares são devidos a baixa qualidade da atividade física realizada.

Mais de 300 mil pessoas morrem por ano apenas no Brasil por não fazer nenhuma atividade física e pasmem, mais de 3,2 milhões de pessoas morrem em todo mundo pelo mesmo motivo.

Sabe o que tudo isso significa ? Significa que as pessoas estão deixando de viver a vida com prazer, com qualidade e com alegria, pelo simples fato de não fazerem o básico: a sua parte.

Se você acha que tudo bem, isso não vai te afetar, eu quero te dizer que você corre sérios riscos de abreviar sua passagem por aqui em 30% do seu tempo de vida. Ou seja, digamos que você fosse viver 75 anos, que é uma média de expectativa de vida bem razoável, se você simplesmente não segue as recomendações de atividades físicas necessárias, você pode abreviar sua vida de 75 anos para 52,5 anos de idade .

E cá pra nós , pode ser até que você chegue mais longe em termos de idade, mas como você irá chegar lá, vivendo ou sobrevivendo?

Meu objetivo não é que você tenha medo disso, mas sim que você desperte e veja que a atividade física planejada e inteligente é um pilar para que você alcance a longevidade de forma saudável , pois vida e felicidade caminham juntos. Não tem como você viver “caindo as pedaços” e sendo feliz.

 

Pra mudar esse quadro, tudo só depende de você. A indicação atual é que você pratique uma atividade física com intensidade moderada por 150 minutos/semana , ou seja são 30 minutos x 5 dias na semana, ou ainda 21 minutos x dia por semana.
Eu recomendo fortemente que você reflita sobre esse assunto e use o poder mágico número um das pessoas de sucesso: atitude.
E se precisar de apoio, muito prazer, eu estou aqui para te instruir e mostrar o caminho da longevidade em movimento.

Felipe Macabeli
@felipe.macabeli

Estudio Macabeli Pilates & More


P.S.: Os dados da matéria são da OMS – Organização Mundial de Saúde