A convite da Acqua Investimentos, tive o privilégio de participar de um dia que, há alguns anos eu fugiria.
 
 
Desde a minha terceira série do primário no Colégio Dante Alighieri e até a terceira série do segundo grau e já prestando vestibular fiquei de recuperação de Matemática.
 
Apesar de ter cursado Biológicas, meu forte eram Humanas e absolutamente nada de Exatas.
Tendo esse termômetro como referência fugi, o quanto pude, dos números!! Mas adivinhem, quando meus pais se separaram e eu tinha 18 anos, fui obrigada do dia para a noite a pagar contas, aluguel, administrar uma verba mensal para cuidar da casa e de 3 irmãos mais novos.
 
Minha experiência foi péssima, e sempre usando a bengala de que não era boa em Matemática e como que, da noite pro dia, teria que aprender a administrar o dinheiro da família.
 
Depois me casei com um economista ultra competente que foi diretor e tesoureiro de banco de investimentos e eu relaxei totalmente, por 26 anos que estivemos juntos continuei fugindo de lidar com os números.
 
Muitas das brigas, inclusive, foram porque eu não queria saber das planilhas, não tinha ideia de como o patrimônio familiar estava sendo preservado, aplicações, investimentos enfim, não queria saber absolutamente nada relativo a dinheiro.
 
E aí o que aconteceu?
 
Me separei e de novo, me peguei tendo que lidar com coisas que fugi a vida toda e que não tinha mais como!! Tinha 3 filhos, guarda compartilhada, não estava trabalhando e tinha a pensão deles para administrar.
 
E me ferrei muito no começo, fiz muita coisa sem orientação e por achômetro!
 
E o que aconteceu na sequência? Comecei a namorar com alguém que trabalhou a vida toda no mercado financeiro com grandes clientes, que morou e trabalhou fora e qual seria minha ação esperada: “Ufa! Alguém que sabe lidar com dinheiro para que eu não precise”.
 
Mas aí que vem a maturidade! Me senti muito confortável nesse momento, para aprender, no meu ritmo e sem cobranças ou grandes riscos, sobre o mercado financeiro e tudo que o influencia e o envolve.
 
Meu namorado, hoje noivo, com toda a paciência do mundo me explicou vários conceitos! Nesse meio tempo, tivemos uma reunião com Eduardo Venite da Acqua Investimentos no escritório da XP e aquele bate papo de 1 hora foi muito esclarecedor e animador ao mesmo tempo.
 
Pensei que não poderia mais fugir e deveria tomar estas rédeas para mim.
 
Abri uma conta na XP e com o auxílio do meu noivo acho tudo muito interessante. Estou longe de ousar, mas é tão gostoso deter as informações que te ajudam a operar, que comecei a gostar da brincadeira.
 
Ter uma vida financeira tranquila te liberta para fazer muitas coisas e sem culpa.
 
Comecei então a participar de eventos como esse e, através do Trendy4U, tentamos propagar essa informação.
 
Levamos a Acqua e a XP para um talk no Palácio Tangará que teve a venda de convites muito rápida e lotação mais do que esgotada.
 
….
 
Depois, por ocasião do SP Boat Show, onde ficamos responsáveis por proporcionar experiências aos clientes da Azimut Yatchs no Lounge VIP, elaboramos um talk sobre investimentos dentro da sala de estar de um dos iates.
 
….
 
 
Temos visto um interesse, graças a Deus, crescente pelo tema e a ida a esse último evento foi um grande privilégio no sentido de poder escutar mulheres em altos cargos que são gente como a gente, que tem inseguranças, problemas em casa, filhos e marido para dar conta e além de tudo, com linguagem inovadora, storytelling e usando as mídias sociais, conseguem desmistificar e aproximar esse universo do nosso cotidiano.
 
….
 
 
A palavra ECONOMIA vem do grego ‘cuidar da casa’, então como posso fugir disso não é?
 
Desde 1947, a empresa Franklin Templeton têm se dedicado a oferecer uma excepcional gestão de ativos para clientes institucionais, de varejo e alta renda. Ao reunir várias equipes de investimento de classe mundial em uma única empresa, oferece conhecimento especializado em diversas classes de ativos, com a solidez e os recursos de um dos maiores gestores de ativos do mundo. Isso os ajudou a se tornarem um parceiro de confiança para consultores financeiros e investidores de todo o mundo.
 
A Franklin Templeton Brasil é uma subsidiária da Franklin Resources Inc. (NYSE:BEN), uma das maiores gestoras de fundos de investimentos do mundo, com mais de 700 bilhões de dólares sob gestão e investidores em mais de 170 países.
 
A Franklin Templeton investe em ativos brasileiros desde a década de 80, por meio de fundos internacionais.
 
Em 1998, constituíram uma joint venture com o Banco Bradesco – Bradesco Templeton Asset Management – para atuar no mercado local.
 
Em 2006, adquiriram a participação do sócio e a empresa mudou sua denominação para Franklin Templeton Investimentos (Brasil) Ltda.
 
A equipe local é formada por mais de 30 funcionários, sendo aproximadamente 12 profissionais dedicados exclusivamente à gestão e os demais nas áreas de risco, jurídico, compliance, operações de back office, vendas, marketing e contabilidade.
 
São responsáveis pelos fundos e carteiras administradas, bem como pela gestão da exposição em Brasil de diversos fundos distribuídos pela Franklin Templeton em outros mercados. O principal negócio deles é a gestão de recursos de terceiros, sendo uma gestora independente e sem conflito de interesse com outros segmentos do mercado.
 
No Brasil, as principais estratégias são Renda Variável, Renda Fixa e Multimercado e fundos de Investimento no Exterior.
 
O evento foi muito rico e revelador. Primeiro porque o time de palestrantes era de peso, porém, através de linguagem “fácil” e principalmente por contarem sua trajetória pessoal, me aproximou muito de cada uma. Por semelhança, por admiração, por saber que todas somos humanas e passíveis de tropeços, que todas temos que equilibrar várias frentes da vida, somos todas semelhantes.
 
E segundo, porque falar de finanças para mulheres é certeza de sucesso e público engajado. Uma sala lotada de mulheres de diversos segmentos, shapes, histórias, e objetivos de vida vibrando em uma união atrás de conhecimento e empoderamento através da aquisição de conhecimento.
 
….
 
 
 
Lindo demais!
 
Dani Mollo